Testando Django 1.5 com Python 3

Django 1.5 ainda está em desenvolvimento, mas eu estou tão ansioso com essa versão principalmente por causa do suporte ao python 3 que decidi instalar a versão em desenvolvimento para ver como as coisas estão indo.

Se assim como eu você gostaria de testar essa versão mesmo em estágio de desenvolvimento, veja como instala-la com virtualenv.



Primeiramente instale o interpretador do python3, o python-pip e o python-virtualenv.
Os pacotes são nomeados da mesma forma no Fedora17 e Ubuntu 12.04 então só usar o gerenciador de pacotes padrão do sistema.

apt-get / yum install python3 python-virtualenv python-pip git

Crie o diretório do virtualenv com o interpretador do python3
 
virtualenv -p python3 project

Acesse o diretório e mude o path
 
cd project
source bin/activate

Agora vamos instalar a versão em desenvolvimento do Django diretamente do github


pip install git+git://github.com/django/django.git

A instalação pode demorar um pouco dependendo da sua conexão com a internet pois irá baixar aproximadamente 48 Megas do repositório.
 Após a instalação concluir você já pode usar o Django 1.5, basta iniciar um projeto chamando django-admin.py start myproject

Criei um simples blog a partir de um código que eu já utilizava com django 1.4 + python 2.7 e funcionou perfeitamente conforme as imagens abaixo;

Aqui eu removi a linha que específica o diretório dos templates no settings.py de propósito para que as informações sobre o interpretador do python seja exibida.


Veja que o python realmente está na versão 3. 

E por fim o código rodou sem problemas


Um simples blog usando sqlite3 como banco, mas funcionando sem problema algum, rodando perfeitamente como na versão 2.7 

Espero que os desenvolvedores comecem a utilizar python3 em futuros projetos ou portem projetos antigos pois acredito que o que estava impedindo o processo de adoção a versão 3 do python era justamente o framework web mais utilizado com python (Django) ainda não dar suporte, o que já não será mais um problema em seu próximo release.

É claro que nem todos projetos serão facilmente portados para  python 3 pois dependem de vários módulos que ainda não dão suporte a python3, mas como podemos ver o pessoal do django está se movendo para dar suporte completo a essa versão, então tai um estimulo para portar seu código também. Python3 já está por ai a muito tempo está mais que na hora de começarmos a leva-lo a sério.

Deixe um comentário